sexta-feira, 3 de julho de 2009

22:48

Vinhos

Para os bons apreciadores de vinho

Um vinho pode ser feito com apenas uma uva (do gênero Vitis vinifera, própria para sua produção) ou com um corte de várias delas. Conheça algumas das principais variedades, entre as milhares que existem no mundo.

Uvas tintas

Cabernet Sauvignon - uva de maior prestígio mundial, é originária da região de Bordeaux, na França, e responsável por grandes vinhos. Adaptou-se bem em diversos países para onde foi levada, como Chile, Argentina, Austrália e Itália, entre outros. Os vinhos desta uva são potentes.

Merlot - tinta originária da região de Bordeaux, muitas vezes se une a cortes de Cabernet Sauvignon; é menos tânica e ácida do que esta. Confere suavidade aos tintos.

Tempranillo - espanhola, esta uva dá origem a grandes vinhos no país. Em Portugal, recebe o nome de Tinta Roriz ou Aragonês.

Malbec - uva muito utilizada nos vinhos do Chile e da Argentina. Os vinhos feitos com esta uva são adstringentes.

Syrah - muito boa cepa, que dá vinhos ótimos em Côtes du Rhône e na Austrália, onde é conhecida como Shiraz.

Pinot Noir - uva importante na Borgonha, compõe grandes tintos da região. Também faz o vinho branco que constitui alguns dos melhores Champagnes. Origina vinhos leves em países como Alemanha e Áustria, e é cultivada também na Austrália e nos Estados Unidos.

Uvas brancas

Chardonnay - a grande uva branca, veio da Bourgogne, França. Dá origem a grandes vinhos brancos secos, de cor e aroma ricos. É importante na composição do Champagne.

Zinfandel - uva frutada e que se adapta bem. Peculiar na Califórnia (EUA). Produz brancos e tintos.

Sauvignon Blanc - dá vinhos aromáticos intensos e secos. Na França, produz ótimos brancos no vale do Loire e em Bordeaux. Entra também na composição de vinhos doces, como o Sauternes.

0 comentários: