quinta-feira, 30 de julho de 2009

10:35

Tristeza de inverno

Tristeza de inverno é mais comum do que se imagina. Saiba como identificá-la e tratá-la

Tudo bem que o inverno no Brasil não é dos mais rígidos, muito menos no Espírito Santo, com exceção da região serrana. Mas, até por aqui, um fenômeno conhecido como depressão sazonal pode aparecer. Em entrevista ao Vida Saudável, o psiquiatra e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Acioly Lacerda explica que o problema tem relação com a falta de luz, não com o frio. O especialista explica o que é e como tratar o problema, que, na maioria dos casos, acaba junto com a estação mais fria do ano.

O que é a depressão sazonal?

Ela é caracterizada por episódios depressivos que tendem a se concentrar no período de inverno. A depressão no inverno ou sazonal é um quadro mais comum em países com latitudes mais elevadas - superior a 50°. Nesses países chega atingir 10% da população. Em países com a latitude inferior a 30%, como é o Brasil, atinge 1% das pessoas.

O que causa?

A falta de luminosidade causa mudanças na melatonina, um hormônio secretado pelo cérebro durante a noite e inibido pela manhã, com o retorno da luminosidade natural. Períodos longos de pouca luminosidade aumentam significativamente a secreção diária total de melatonina, o que leva o funcionamento do indivíduo ao padrão noturno, ou seja, ele vai ter menos disposição e mais sonolência mesmo durante o dia.

Quem é mais atingido?

Assim como a depressão comum, o quadro é mais frequente em mulheres. A depressão sazonal pode atingir qualquer idade, mas na maioria dos casos acomete pessoas entre os 20 e 40 anos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da depressão sazonal - que é atípica - são mais marcantes entre o final da tarde e o início da noite. Além da sonolência e falta de motivação, o indivíduo pode apresentar aumento do apetite - especialmente para carboidratos e doces -, ganho de peso, perda de energia e tristeza.

Tratamento

De uma maneira geral, o paciente melhora espontaneamente à medida que passa esse período. Se for diagnosticado depressão, o tratamento é feito com antidepressivos e psicoterapia. Em países que o inverno é rigoroso, costuma-se usar a light terapia - o raio de luz incide de uma maneira oblíqua no olho e essa estimulação na retina é que inibe a secreção da melatonina pelo cérebro. Esse é um tratamento incômodo, mas bastante eficaz. No Brasil não existe porque não se justifica comercialmente.

Tristeza e depressão

Não confunda depressão e tristeza. Elas são bem diferentes. Tristeza todo mundo tem e não precisa de tratamento. Depressão é doença. Para deixar qualquer tipo de depressão bem longe de você, o psiquiatra recomenda gerenciar o estresse. Durante toda a semana, acompanhe a série sobre tristeza de inverno no Vida Saudável e descubra quais atividades físicas ajudam a deixar seu astral lá em cima, além dos alimentos aliados do bom-humor.

www.gazetaonline.com.br

0 comentários: